x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 165

Gustavo Lemos Contabilidade

Gustavo Lemos Contabilidade

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 semanas Sexta-Feira | 3 outubro 2025 | 18:17

Saudações amigos contabilistas!

Sou iniciante na profissão e tenho um questionamento sobre a cobrança da CPP ao lançar a DCTFWeb . Meu cliente é um Psicólogo PJ com uma SLU no Simples Nacional e retira Pró-labore mensalmente. Ao meu entendimento ele deveria ser taxado nos 11% do INSS Retido do Sócio, mas não nos 20% da CPP, pois fica no anexo III ou V, e não no IV , onde a CPP poderia ocorrer. Mas em todos  os lançamentos da DCTFWeb a CPP está sendo cobrada. Iniciei um e-processo pedindo averiguação do motivo mas desde julho nada de resposta. Mas a Receita diz ainda estar no prazo para tal. Alguém teria alguma teoria sobre qual erro pode estar acontecendo neste lançamento? Agradeço desde já.

Vinicius Guilherme

Vinicius Guilherme

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 semanas Segunda-Feira | 6 outubro 2025 | 10:34

Bom dia!

De forma alguma é devida essa cobrança de 20% de CPP. Acredito que o problema deve estar em algum parâmetro do seu sistema que está enviando a informação incorreta pra RFB.

Contador CRC-PR 081112/O-6
43 99640-8087
Gilberto Ferreira da Rocha

Gilberto Ferreira da Rocha

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 7 semanas Quinta-Feira | 16 outubro 2025 | 16:46

Boa Tarde Gustavo, tenho clientes do simples nacional também do anexo III ou V, na atividade de serviços médicos/medicina, que no caso é o mesmo anexo que o do seu cliente psicólogo e a meu ver o erro está na classificação tributária dentro do eSocial, verifique se vc configurou corretamente nos parâmetros do eSocial, o correto pra não ter os 20% da aliquota patronal é vc colocar a seguinte classificação tributária : 01 - Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária substituída. Se fizer isso nos parâmetros da empresa dentro do esocial ou por meio de seu sistema de folha de pagamento vai gerar a folha apenas com os 11% do pro labore. Espero ter lhe ajudado, abraço!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade